terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A importância do Sistema de RH na gestão de pessoas

s transformações provocadas pelo desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação exigem das organizações, dos mais variados segmentos de mercado, uma gestão estratégica e eficiente para que se mantenham competitivas nas suas áreas de atuação.
Gestão de recursos humanos, já entendida como um dos processos mais complexos dentro das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, pode ser facilitada pela utilização de um sistema de rh com recursos inteligentes que podem afetar diretamente na tomada de decisões da organização, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
Um acompanhamento detalhado e fielmente registrado contribui para valorização do colaborador e faz com que ele tenha mais credibilidade e motivação para desenvolver suas competências. Para as organizações o reflexo vem no aumento da competitividade através da economia de tempo, redução de custos e qualidade nos resultados.

Recursos do sistema de rh

Um sistema de gestão de pessoas sofisticado e com recursos de autosserviço, facilita o relacionamento entre chefias, funcionários e a área de RH, mantendo a transparência e agilidade necessárias para a execução e administração das atividades. Uma vez que todo o desenvolvimento dos processos envolve diversos aspectos, desde a cultura da organização, até fatores externos como legislação e políticas governamentais.

Processos da gestão de pessoas

Um sistemas de rh completo auxilia na execução dos principais processos da administração de recursos humanos como recrutamento e seleção, admissão, cargos e salários, treinamento, benefícios, frequência e acesso, avaliação de desempenho, controle de custos, nas atividades relacionadas à medicina do trabalho, segurança do trabalho, convênios e processos trabalhistas e principalmente na folha de pagamento.

Módulo Folha de pagamento

O módulo folha de pagamento de um sistema de rh deve atender diretamente às atividades inerentes a esta complexa função. Desde a admissão até a rescisão ou aposentadoria. Um sistema de rh deve registrar, remunerar e documentar todas as movimentações dos colaboradores, sejam eles funcionários/servidores, contratados ou autônomos. Além disso, um sistema de rh completo e flexível deve  realizar cálculos 100% customizáveis pelo usuário, registro de empregados e terceiros com históricos funcionais, férias individuais e coletivas, rescisões, provisionamentos e pensões alimentícias, emissão de guias, pré-impressos e informações legais, gestão de linhas de ônibus, gestão de antecipações, controles de vales transporte, vales refeição e sacolas econômicas, assim como integrações de ponto, refeitório, contabilidade, entidades governamentais, entidades de classe, convênios, laboratórios, fundos de pensão, entre outras.

Vantagens de um sistema de rh

Um sistema de gestão de recursos humanos pode fortalecer o plano de atuação das organizações, proporcionar a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, e garantir uma estruturação de gestão diferenciada.
As organizações que buscam novos modelos de processos de negócios, que gerem redução de custos e otimização de tempo devem aderir a um sistema de rh que propicie a articulação entre as operações, tecnologia e pessoas.

Fonte: http://www.acaosistemas.com


Um comentário: